Parque Arruda Câmara


O Parque Arruda Câmara é um misto de jardim zoológico e botânico, localizando-se no bairro do Roger, a dois minutos do centro da cidade.

Popularmente chamado de BICA, o Parque Arruda Câmara é sempre um tempo de paz e amor. Ambiente de sol e água fresca, com a placidez do Parque dos Namorados, a movimentação da Ilha dos Macacos, as cascatas, o "play-ground", tudo inspirando tranquilidade e alegria.



A história da BICA é terna e bela: trata do amor de dois indígenas, a índia potiguar Aipó, filha de um cacique e o valente guerreiro cariri, Tambiá. A inimizade entre as duas tribos impedia o casamento. Feito prisioneiro, Tambiá recebeu como "esposa da morte" a filha do inimigo. Executado na floresta, ele teve a última mensagem de sua amada; durante cinquenta luas, Aipé chorou sobre a tumba do índio. Do seu pranto originou-se a fonte do sítio, a partir daí intitulado Tambiá.


A 2 de março de 1782, a Provedoria da Fazenda autorizava a edificação de uma fonte no pequeno bosque de onde fluía o córrego. Em 1831, foi expandido os limites do sítio, concretizando-se sua construção definitivamente em 1889. Posteriormente, recebeu o nome de Parque Arruda Câmara, em homenagem à memória de um extraordinário botânico paraibano.

Até hoje ainda jorra da fonte uma água pura e cristalina, utilizada por muitas famílias em suas residências, após apanhá-la na Bica.

A BICA é um local bucólico, tranquilo e paradisíaco que atrai muitos visitantes.

VISITAS - Diariamente, das 07:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00 horas.


(Visitas)