Centro Cultural do São Francisco

O conjunto do São Francisco, com a Igreja e o Convento de Santo Antônio é uma obra prima da arquitetura colonial portuguesa. É considerado um dos mais belos e importantes complexos barrocos do Brasil. Foi erguido a partir de 1589, tendo sido concluído em 1591 pelo Guardião Frei Antônio do Campo Maior.

Seus altares, assim como todo o corpo da igreja estão ricamente ornamentados com valores de fina estamparia, revestidos de folhas de ouro. Um magnífico painel orna o teto numa extensão de mais de 40 metros, uma alegoria à vida de São Francisco e sua Ordem. Um amplo adro externo com profusão de azulejos completa o conjunto, que foi totalmente recuperado e aberto à visitação pública.

A Capela da Ordem Terceira de São Francisco fica em um plano perpendicular à Igreja de Santo Antônio, separada apenas por uma grande arcada de jacarandá. Moldada no mesmo estilo da Igreja, possui três andares em talha dourada e quadros representativos de sua época.

Completando o conjunto e formando com ele o Centro Cultural do São Francisco, acha-se instalado no Convento o Museu do São Francisco, onde pode ser vista exposição permanente de arte sacra, barroco e arte popular.

VISITAS - De segunda a sexta, de 08:00 às 11:00 e de 14:00 às 18:00 horas.

(Visitas)