Uma menina dos olhos bem sapeca  

A s praias, o pôr-do-sol, o verde das ruas bem arborizadas e as construções históricas disputam palmo a palmo a preferência dos turistas. Mas João Pessoa, a menina dos olhos da Paraíba, também quer ser considerada a capital da alegria. Para isso, investe forte no movimento "Folia de rua", que este ano transformará o beco da Faculdade de Direito, no Centro Histórico, em ponto de partida para o desfile de 40 blocos de arrasto, de 13 a 21 de fevereiro.

É a resposta de João Pessoa à agitação carnavalesca de Olinda, Recife e Salvador. Com um diferencial: na capital da Paraíba, a folia de rua é aberta à população, que não precisa adquirir mortalhas ou abadás para acompanhar os blocos. No máximo, compra-se um camiseta para ajudá-lo a se manter até o próximo reinado de Momo.

Este ano, o "Folia de rua", cuja principal atração é o bloco Muriçocas do Miramar, fará uma homenagem à Cidade Velha de João Pessoa. Mas entre um desfile e outro, sempre sobrará um tempinho para que o visitante prove as outras atrações que deram fama à cidade.

Para ganhar fôlego antes de cair na folia, um dos passeios sugeridos só poderia ser pelo "pulmão" da cidade, o Jardim Botânico, inaugurado recentemente. Para esticar as pernas, que tal uma caminhada pelo Parque Solon de Lucena, também conhecido como "Lagoa", com suas palmeiras centenárias, seus ipês amarelos e suas acácias?

Quem tiver sede de cultura poderá saciá-la no Museu Sacro de Arte Popular, que funciona no Convento de Santo Antônio, aberto de terça-feira a domingo, das 8h às 11h e das 14h às 17h. Como alternativa, vale ainda um passeio pelo Centro Histórico, com seus antigos casarões e ladeiras, ou uma visita à Antiga Casa da Pólvora, uma construção de 1710.

Outra parada obrigatória é o Farol do Cabo Franco, de onde se avista boa parte das praias urbanas da capital e a Ponta do Seixas, extremo oriental das Américas.

Se houver dúvidas na hora de escolher o roteiro, o melhor é buscar ajuda nos centros turísticos espalhados pela cidade ou apelar para o Disk-Turismo (Tel.: 1516).

Mais informações:
Atrações para não ver o tempo passar nas férias
Tambaú, Manaíra e Cabo Branco, os principais pontos de hospedagem
Uma cidade com fama de ter mania de grandeza
Variedade de estilos é o ponto forte no cardápio dos restaurantes da capital
A vizinhança confirma: bela por fora, linda por dentro
Verão na Paraíba

[Alto]